quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Escalas Termométricas

Para construir uma escala devemos primeiro escolher uma grandeza termométrica, ou seja, qualquer grandeza que varie com a temperatura. São exemplos de grandezas termométricas o comprimento de uma coluna de mercúrio, o tamanho de uma barra de ferro, a pressão exercida por um gás num recipiente de volume constante, a resistência elétricade um fio, entre outras.

A relação entre a grandeza termométrica e a temperatura deve ser tal que cada valor da grandeza corresponda a uma única temperatura. A medida da temperatura de um corpo será feita indiretamente, pelo efeito provocado na grandeza termométrica quando estiver em equilíbrio térmico com o corpo.

  • Os procedimentos são:
  1. Escolhemos a substância e a grandeza termométrica que varia linearmente com a temperatura. Por exemplo, o álcool colorizado (substância termométrica) colocado em um reservatório (bulbo) ligado a um tubo capilar de vidro; o comprimento atingido pela coluna de álcool no tubo capilar é a (grandeza térmica). Essa grandeza - comprimento da coluna de álcool - varia linearmente com a temperatura.
  2. Esse dispositivo é colocado em contato com dois estados térmicos diferentes, denominados pontos físicos. Os mais utilizados são a ebulição da água (100°C) e a fusão da água (0°C), ambos sob pressão de 1 atm.
  3. É feita a marcação da altura, no momento que a água estava em fusão, dando a esse ponto a altura h1 e um número, o T1. O momento da ebulição da água é marcado por outro ponto na escala, o h2 e por outro numero, T2. O intervalo entre dois pontos físicos (h2-h1) é dividido por (T1-T2) e resulta em partes iguais e unitárias. Cada unidade recebe o nome de grau da escala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário